CANTINHO DA MATEMÁTICA -aos educadores - por Márcia Regina Gomes
Ao brincar as crianças pequenas poderão construir conceitos matemáticos, conceitos topológicos elementares. Por exemplo:
NAS CANTIGAS DE RODA – FAZENDO GESTOS
“Para dentro e para fora
Mais um, mais um
Para dentro e para fora
Mais um, mais um
Eu corro e dou pulinhos
Mais um, mais um
Eu lavo essa janela
Mais um, mais um
Eu danço agarradinho
Mais um, mais um
Eu danço agarradinho
Mais um, mais um"
POR MEIO DA LITERATURA
· As três partes de Edson Luiz Kozminski, Editora Ática.
· Clat... Clact... Clact... de Liliana & Michele Iacocca, Editora Ática
NAS BRINCADEIRAS DE PÁTIO
· Coelhinho sai da Toca – Colocar bambolês no chão para representar as tocas. Escrever no centro de cada bambolê o numeral que representa a quantidade de “coelhinhos” que poderão ocupar aquela “casa”. Ao comando “Coelhinho sai da toca”, todos mudam de lugar, quem ficar de fora perde pontos, ou paga prenda.
· Dança das cadeiras – Pode-se inovar e ao invés de as pessoas que ficarem em pé sair da brincadeira, poderão continuar e deverão sentar no colo uns dos outros. A medida que as cadeiras vão diminuindo a quantidade de pessoas sentadas nas pernas umas das outras, vai aumentando. 1 pessoa pode sustentar 2 que conseqüentemente sustentarão 4, etc.
· Queimada ; Bandeirinha; Amarelinha; futebol; etc.
· Brincando com bolinha
Fazer uma bola de papel amassado.
Desenhar um quadrado grande com um círculo no centro.
Tentar acertar a bola:
- Dentro do círculo
- dentro do quadrado
- dentro do quadrado e fora do círculo
- à esquerda do quadrado
- à direita do quadrado.
NOS JOGOS DE TABULEIRO E QUEBRA-CABEÇAS
· TANGRAN; BATALHA NAVAL; LUDO; etc.
O educador consciente dessa possibilidade será um interventor, um articulador, um possibilitador de oportunidades para a construção de conhecimentos pelas crianças.
Comentários
Bom trabalho para todos vocês. Continuem no caminho...
Eugênio
Alessandra