CANTINHO DA MATEMÁTICA - aos pais - por Márcia Regina Gomes


Olá papai e mamãe,

Alguma vez já ouviu a professora de seu filho lhe dizer: “leia para ele”?
Pois vou lhe dizer: LEIA PARA SEU FILHO! LEIA O MUNDO PARA SEU FILHO!
Faça com que ele veja, escute, observe, meça, analise, compare, pese...
Meu filho tinha 2 anos de idade quando eu lhe pedi para pegar laranjas para fazer suco. Ele veio com três laranjas nos bracinhos. Então lhe perguntei:
_ Quantas laranjas você tem aí?
_ Três. Ele me respondeu.
_ Então me dê uma. Quantas você ficou aí?
_ Duas.
- Olha só, vou partir essa aqui ao meio. (e espremi)
- Agora me dê mais uma. Quantas você tem aí?
- Uma.
_ Vou partir essa aqui ao meio, ficou quantos pedaços? (atos contínuos)
- Agora me dê essa aí. Quantas você tem agora?
- nenhuma, acabou.
- Nenhuma é Zero.
Esse tipo de situação era corriqueira. Conversávamos sobre as coisas da vida diária. Líamos o mundo conforme eles (meus 2 filhos) iam crescendo. Líamos livros de estorinhas, gibis, extratos bancários, cupons fiscais das lanchonetes, bulas de remédio, rótulos, conta de energia e água, peso liquido de pacotes - nos supermercados – comparando com os preços. Conversávamos sobre as diferenças entre os números (função social).
Por exemplo: o que esses números dizem para você? Nem sempre indicam quantidades, como ainda se aprende em algumas escolas.
453.345.873-00
35913586
Q. 11 Conj. 5 cs 12
R$2,50

Resultado: hoje, são os meus filhos que me ensinam como lidar com todas essas maquinas modernas do século XXI. Mal aprendo a lidar com uma e ela já está ultrapassada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTA DAS REGIÕES

FORMATURA DO 5º ANO NO TEATRO DE SOBRADINHO